Lenha na Fogueira – Ainda este mês teremos dois eventos folclóricos. A Mostra de Cultura Popular da Associação São Tiago e o Arraial “Comunidade no Sertão”

Ainda este mês teremos dois eventos folclóricos. A Mostra de Cultura Popular da Associação São Tiago e o Arraial “Comunidade no Sertão”
*********
O primeiro começa amanhã dia 9 e vai até domingo dia 12 com festival de grupos de dança e grupos de quadrilhas e bois bumbás.
*********
O bom mesmo do Arraial do Padre Enzo, como é conhecido a Mostra de Cultura Popular da Associação São Tiago Maior é o Festival de Dança. Os grupos se apresentam com grande cenários e uma produção de primeiro mundo.
********
Já o Comunidade no Sertão é conhecido como Arrial do Fernandão. Este ano vai acontecer na última semana deste mês. Segundo os dirigentes de grupos de quadrilhas, no Arraial do Fernandão se tira a dúvida sobre quem foi o melhor mesmo no Arraial Flor do Maracujá.
********
La no Esperança da Comunidade acontece concurso entre os grupos de quadrilhas e o negócio pega foro. As diferenças do Flor do Maracujá são tiradas lá. O Bicho pega pra valer no Arraial do Fernandão.
********
Muita gente tem me ligado e abordado na rua, querendo ssber o que foi que houve com o meu querido bumbá Corre Campo que ficou em quarto lugar e só não caiu para o Grupo de Acesso porque o Az de Ouro não deixou.
********
Quem assistiu nossa apresentação viu que foi das melhores, porém alguns fatos ou incidentes aconteceram, que fizeram com que os julgadores tirasse alguns preciosos pontos.
*******
Primeiro o AMO do Corre Campo que na verdade é esse que nescreve essa coluna, também conhecido como Sílvio Santos optou pro se apresentar como “Contador de História” e nesse papel foi elogiado inclusive pelo presidente do Júri professor Marco Teixeira. A opção por “Contador de História” fez com que Sílvio deixasse de apresentar os “Versos” que o AMO deve apresentar em sua apresentação.
********
Isso porque, se criou essa máxima de que Amo de Boi tem que versar, quando na realidade, ele pode optar inclusive em atuar como verdadeiro dono da “Fazenda”. Assim sendo, dos cinco jurados três deram nota 9,9 e dois pontuaram com a nota Dez. Como uma nota maior e a menor são descartadas, somamos apenas 29,8 pontos. Nesse caso, dois décimos é muita diferença. A nota máxima depois de eliminada a maior e a menor é 30.
*******
Outro motivo do quarto lugar, foi a queda da nossa Sinhazinha da Fazenda na hora que ela estava se apresentando aos jurados. Aí meu irmão, não teve jeito, foi outra “porrada” de nota considerada baixa. Mais um décimo aqui, outro acolá, ficamos em quarto lugar. Pelo menos não caímos para o grupo de acesso. Os jurados foram corretos em suas pontuações para o Corre Campo.
********
Quem não ficou satisfeito com o 2º Lugar, foi o bumbá Marronzinho que pediu recontagem dos pontos, na tentativa de virar o jogo e derrubar o Diamante Negro. A recontagem estava marcada para ontem a noite. Acho que vai ficar do jeito que está, com o Diamante em primeiro e o Marronzinho em segundo lugar.
********
Por falar em protesto, os dirigentes dos grupos de bumbás, são muito passivos. Por exemplo, os grupos que ficaram com nota abaixo da do Az de Ouro bem poderiam ter protestado pois, o Silfarney colocou dançando na arena do Flor do Maracujá, não foi apenas um brincante que já havia brincado em outro grupo (O que é proibido pelo Regulamento) colou praticamente uma tribo inteira que já havia se apresentado por outro bumbá.
********
Como ninguém entrou com recurso, O Az de Ouro continua no Grupo Especial. Tem mais, o Az de Ouro poderia ser punido também, por ter utilizado som mecânico em detrimento de banda ao vivo. Isso não constava do Regulamento, mas, daria uma boa briga judicial.
********
Uma coisa é certa, o Diamante Negro realmente foi maravilhoso. Valeu velho Guedes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *