Juiz Ilisir Bueno Rodrigues tomou posse como membro efetivo do TRE-RO

A cada dois anos, há uma rotatividade de juízes membros no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO). Na tarde de ontem, 1° de agosto de 2018, o empossado foi o juiz de direito Ilisir Bueno Rodrigues. Em ato solene no Plenário da Corte, o novo membro do Tribunal assinou o termo de posse e prestou compromisso perante o presidente do Regional, desembargador Sansão Saldanha, e demais juízes do colegiado rondoniense.

No momento em que foi dada a palavra ao juiz empossado, ele agradeceu as felicitações, a presença dos membros da Corte, das autoridades e de sua família. Em seguida, Ilisir Bueno discursou acerca da democracia. Em uma de suas frases disse: “o eleitor não deve confundir certos candidatos com candidatos certos”.

O presidente do Tribunal destacou que com a chegada de Ilisir, a Corte passa a estar completa, com pessoas seguras e capacitadas para lidar com as questões do Poder Judiciário, incluindo a nova tecnologia. “Todos os cidadãos ganharão com isso”, afirmou.

O juiz Ilisir Bueno Rodrigues foi indicado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ/RO) e exercerá o cargo de membro titular do TRE-RO durante o biênio de 2018 a 2020.

Histórico profissional do magistrado

Ilisir Bueno Rodrigues, nascido em Ji-Paraná/RO, bacharelou-se em Direito em 1991 pela Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Servidor Público desde 1988, exerceu as funções de técnico judiciário no Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, tendo ocupado as funções de diretor do Serviço de Documentação e Arquivo e de assessor de desembargador do trabalho.

Aprovado no IX concurso de provas e títulos para ingresso na carreira da magistratura do Estado de Rondônia, realizado em 1994, exerceu a função de juiz substituto por dois anos e meio nas Comarcas de Porto Velho, Cacoal, Pimenta Bueno e Espigão do Oeste.

Foi promovido por antiguidade para a titularidade da Vara Única da Comarca de Alvorada do Oeste (1ª entrância), onde permaneceu por seis meses.

Promovido, por merecimento, para a 2ª entrância, exerceu suas funções nas Comarcas de Pimenta Bueno, durante um ano, e Cacoal, para onde foi removido a pedido, permanecendo três anos.

Promovido, por merecimento, para a 3ª entrância em 2001, para o cargo de juiz auxiliar da capital, sem titularidade, onde exerceu suas funções na Vara de Execuções Fiscais, 4ª e 5ª Varas Cíveis e 2ª Vara da Fazenda Pública. No ano de 2005, foi removido a pedido para a titularidade da 7ª Vara Cível da Comarca de Porto Velho, onde exerce a judicatura atualmente.

Exerceu as funções de juiz na 18ª Zona Eleitoral em Alvorada do Oeste, na 11ª Zona Eleitoral em Cacoal e na 23ª Zona Eleitoral em Porto Velho, tendo trabalhado em todas as eleições desde 1994.

No período de janeiro/2006 a dezembro/2007, exerceu as funções de juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça.

Exerceu o magistério no curso de Direito da Unir (campus de Cacoal/RO) no ano de 1997 e, a partir do ano 2000, atua como professor da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia.

No ano de 2009 concluiu o curso de especializaçãoem Poder Judiciário, ministrado pela Fundação Getúlio Vargas em convênio com a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia.

Foi eleito pelo pleno do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia para exercer a função de vice-diretor da Escola da Magistratura de Rondônia no biênio 2014/2015.

No período de janeiro/2016 a dezembro/2017, exerceu as funções de juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. No ano de 2017, exerceu a função de secretário-geral do TJ/RO.

Atualmente cursa o mestrado profissional em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça, promovido pela Unir em parceria com a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia.

 

Fonte: TRE RO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *