Biólogo de Rondônia monta insetário para ajudar acervo do Museu Nacional

Primeira caixa chega ao Rio em duas semanas. Professor quer que projeto seja anual

O incêndio que atingiu o Museu Nacional, em São Cristóvão, em setembro do ano passado, destruiu a maior parte do acervo do local. Sensibilizado pela tragédia, o biólogo Gabriel C. Vilardi — professor do curso de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Rondônia (Unir) — decidiu montar um insetário e doá-lo ao museu. Para isso, contou com a ajuda de outros professores e alunos.

São os alunos da disciplina Estudos da Fauna e Flora que capturam os insetos e fazem a montagem. Parte desse material está a caminho do Rio de Janeiro.

Coleção de insetos feita pelos alunos – Arquivo Pessoal

“O insetário da Unir tem cerca de 200 espécies. Parte dele eu doarei anualmente ao Museu Nacional. A caixa entomológica (caixa de insetos) que estou enviando desta vez tem 34 indivíduos pertencentes a 32 espécies diferentes. Uma quantidade absurdamente pequena se comparada ao acervo original do Museu Nacional, mas compatível com nossa mão de obra”, explica Vilardi.

A ideia do professor é que esse projeto seja permanente e que, a cada ano, o número de espécies presenteadas aumente. Esta primeira caixa, com os 34 insetos, chegará ao Rio em duas semanas, de acordo com Vilardi:

“A intenção é aumentar o número de exemplares enviados para 2019 e manter uma doação anual. É apenas o início do projeto, com o objetivo de intensificarmos o trabalho”.

Coleção de insetos feita pelos alunos – Arquivo Pessoal

Sendo o maior museu de história natural do Brasil, o Museu Nacional tinha um acervo de 20 milhões de itens, como fósseis, múmias, peças indígenas e livros raros. A iniciativa do professor mostra que pequenos atos podem ajudar a reconstruir um grande tesouro, basta cada um fazer o que está ao seu alcance.

Coleção de insetos feita pelos alunos – Arquivo PessoalFonte: meiahora.ig.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *