Acir cobra ação da Defesa Civil sobre risco de enchentes

O senador Acir Gurgacz (PDT) chamou a atenção, no plenário do Senado, nesta sexta-feira, 15, dos prefeitos e da Defesa Civil

Por RedaçãoDIÁRIO DA AMAZÔNIA E A.I.

As chuvas fortes que caem em Rondônia desde o final do ano passado já deixaram muitas pessoas desabrigadas e estão provocando estragos em todo o Estado. O alerta do Sipam sobre a possibilidade de enchentes em vários municípios das bacias dos rios Madeira, Guaporé, Mamoré, Machado e Jamari tem mobilizado prefeitos, o governo do Estado, a Defesa Civil e parlamentares.

O senador Acir Gurgacz (PDT) chamou a atenção, no plenário do Senado, nesta sexta-feira, 15, dos prefeitos e da Defesa Civil dessas regiões para que alertem a população preventivamente sobre as áreas que possam ser alagadas, para evitar vítimas e minimizar os prejuízos. “As chuvas só aumentam e como o risco de enchente em muitos os municípios é real, temos que agir preventivamente, alertando e removendo a população das áreas de risco para que não ocorra mais uma tragédia”, alertou Acir.

Além o cuidado com as pessoas, o senador também cobrou uma ação emergencial do governo do Estado em apoio aos prefeitos para a recuperação de pontes, estradas vicinais e rodovias que foram danificadas pelas chuvas. Acir elogiou a ação rápida do Dnit na recuperação da cabeceira da ponte sobre o igarapé Andirá, na BR-364, em Ariquemes, e também o trabalho do DER em algumas situações, como na recuperação da cabeceira da ponte sobre o Rio Branco, na RO-257, também em Ariquemes.

No entanto, Acir disse que só no Vale do Jamari mais de 13 pontes foram carregadas pelas águas. “A situação no interior do Estado é de isolamento de muitas áreas e será necessário uma ação conjunta do governo do Estado com as prefeituras para recuperar as vias e pontes danificadas”, frisou Acir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *